segunda-feira, 9 de maio de 2011

Cavalo Marinho ♥






Hoje em dia sabe-se muito pouco sobre cavalos marinhos. O que é uma pena, pois alem de lindos, esses seres desperta uma grande paixão a todos que procuram conhecer melhor sobre esses animaizinhos.

Classificação

Nome Científico: Hippocampus sp
                                                               
Classe: Osteichthyes                                                      


Ordem: Gasterosteiformes

Família: Syngnathidae

Temperatura: de 24 a 26ºC

Densidade: 1.023-1.025


Para começar, falo sobre  sua personalidade diferenciada. Peixes vivíparos vertebrados (até ai normal né) que são monogâmicos, isso mesmo, monogâmicos, ou seja, geralmente só tem um parceiro a vida toda. Caso aconteça do companheiro desaparecer, depois de algum tempo o macho ou fêmea sai a procura de um novo "relacionamento" mas ele só acontece com alguém que também tenha perdido seu parceiro.
Outra peculiaridade intrigante do cavalo marinho, é a forma de reprodução. Os ovos são depositados numa bolsa ventral do macho. Quando o macho está grávido, tem todo um ritual romântico, que dura uns 10 minuto, quando se vêem ficam com cores mais brilhantes, dançam, enrolam suas caudas. Isso se repete toda manhã durante a o período de gestação, que leva 3 semanas.

A alimentação basea-se em pequenos vermes, moluscos, crustáceos e algumas espécies de plânctons. O alimento é sugados através de seu focinho tubular.
Vivem nos fundos aquáticos, arenosos ou lodosos, em profundidades que variam de 8 a 45 metros. ficam presos a corais e gorgônias com suas caudas, mas gostam mesmo de ficar em campos de algas. Somente nadam em busca de alimento quando há falta deste. Ficam distribuídos pelos oceanos  Atlântico, Índico, Pacífico e Mediterrâneo.

Animais que adaptam facilmente em aquários comunitários, mas não se deve colocar junto com animais invertebrados, pois gera agressões, de ambos os lados.
 Todas as espécies estão ameaçadas de extinção, graças as pescas, não controladas, e não podemos esquecer das indústrias farmacêuticas orientais e lojas de aquários.
Hoje podemos reproduzir qualquer espécie, sem precisar retirar exemplares da natureza, caso você queria ter um animal exotico qualquer, certifique-se de que ele e seus parentes foram reproduzidos em cativeiros. É muita maldade tirar da natureza e coloca-lo eu um pote com água, mesmo que as condições sejam melhores no aquário, o peixe( e qq outro animal) sofre, se deprime, e pode vir a falecer. Então se for para ter um, que seja 100% reproduzido em ambiente de cativeiro.

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/fauna/artigos/cavalo_marinho.html
http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/por-dentro-das-celulas/os-segredos-do-cavalo-marinho
http://www.estaleirovillage.com/villa_jeri/portu/Scroll_Atracoes.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário